sábado, 29 de dezembro de 2012

Saiba a origem dos nomes de 10 gigantes da tecnologia


Saiba a origem dos nomes de 10 gigantes da tecnologia
Já parou para pensar em como surgiram os nomes das empresas de tecnologia com as quais interagimos no dia a dia? Como foi escolhido o nome da Sony, Nintendo, Apple, e tantas outras?


As respostas, muitas vezes, são mais interessantes do que imaginamos, mostrando que as escolhas podem acontecer ao acaso. Noutras situações, no entanto, basta ouvir o nome para entender todo o conceito que a marca carrega desde a sua origem.
Segue uma lista de dez gigantes da tecnologia e uma explicação de onde vieram os seus nomes:
Google
O nome, criado por Larry Page e Sergey Brin, remete à palavra «gogol» – termo matemático que representa o número um seguido de 100 dígitos zeros. Segundo o próprio Google, o nome «reflecte a missão de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na Web».
IBM
A explicação é bem simples. Trata-se de uma sigla para «International Business Machines» (Máquinas de Negócios Internacionais, em tradução livre). Mas uma história interessante que envolve o nome da empresa está relacionada com Hollywood. No filme «2001: Uma Odisseia no Espaço» há o computador HAL 9000, cujas iniciais são antecessoras de «I»,«B» e «M». Apesar dos rumores, nunca foi confirmado se o nome do computador faz ou não uma referência à marca.
Yahoo!
Contrariamente ao que a maioria pensa, Yahoo! não é uma referência àquela expressão de alegria ou de algo que alguém grita quando salta de Bungee Jumping. Na verdade é uma sigla para «Yet Another Hierarchical Officious Oracle» (apenas outro oráculo informal e hierárquico, em tradução livre).
Toshiba
Em 1939, as empresas japonesas Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho fundiam-se para criar a Tokyo Shibaura Denki. Não demorou muito para que esta fosse apelidada de Toshiba – o nome que carrega há mais de sete décadas.
Samsung
Em coreano, Samsung significa «três estrelas». O curioso é que, no início, a empresa não trabalhava com tecnologia. Vendia peixe seco, legumes e frutas coreanas para a exportação.
Microsoft
O nome foi sugerido por Paul Allen, co-fundador da empresa, e deriva das palavras «Microcomputer» e «Software». Originalmente, a companhia chamava-se Micro-Soft.
Hewlett-Packard (HP)
O nome é a junção do sobrenome dos seus criadores: Bill Hewlett e Dave Packard. O curioso é que eles definiram a ordem dos sobrenomes tirando à sorte uma moeda. Bill venceu.
Sony
Sony é a junção de dois termos em línguas diferentes. Segundo o site da empresa, o nome vem do latim «sonus», que é a raiz de palavras como «som» e «sónico». O nome ainda foi inspirado no expressão «sonny boy», utilizada no Japão, que significa «pessoa jovem com espírito livre e pioneiro».
Nintendo
Há diversas teorias em relação ao nome da Nintendo. Numa tradução literal, o kanji «Nin» geralmente é utilizado como «responsabilidade/obrigação»; «Tem» é «paraíso»; e «Dou» é «santuário/salão». Assim, muitas pessoas interpretam o nome como «deixar a sorte para o céu» ou «confiar o sucesso nas mãos do destino».
No entanto, no livro «The History of Nintendo 1889-1980: From Playing-Cards to Game & Watch», outra teoria é apresentada. Ela diz que «Dou» normalmente é utilizado para adicionar prestígio à empresa.
Já «Tem» derivaria do nome «Tengu», um personagem relacionado com o jogo de cartas e apostas ilegais. Como no início a Nintendo fabricava um jogo de cartas chamado Hanafuda, o livro argumenta que Nintendo poderia significar «o templo do hanafuda livre» ou «a empresa que é permitida a vender hanafuda».
Apple
Ninguém sabe bem ao certo como surgiu o nome da Apple. Assim como a Nintendo, existem várias teorias sobre o assunto. Segundo Steve Wozniak, co-fundador da Apple, Jobs surgiu com o nome após trabalhar um tempo numa quinta em Oregon onde havia muitas macieiras.
Há quem diga também que foi uma homenagem de Jobs à editora Apple Records, ou então que o nome foi escolhido porque trazia a ideia de saúde que eles gostariam de associar aos seus computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário