Importância da Internet na sociedade atual
Nas sessões de formação de Sociedade, Tecnologia e Ciência elaboramos um
inquérito, com o objetivo de estudar a importância da Internet na sociedade
atual, as suas vantagens e desvantagens, o seu impacto e influência na vida das
pessoas.
O inquérito foi aplicado a 87 formandos dos Cursos de Educação e Formação
de Adultos (EFA) da nossa Escola, dos quais 31 frequentam o Ensino Básico e 56
frequentam o Ensino Secundário.
Dos inquiridos, 55% são do género masculino e 45% são do género feminino.
No universo dos 87 inquiridos,
cerca de 4% tem menos de 18 anos, 18% tem entre 18 e 20 anos, 43% tem entre 21 e
30 anos, 17% tem entre 31 e 40 anos e 18% tem mais de 40 anos.
Dos que utilizam a
Internet, 74% utilizam-na com frequência, 23% fazem-no poucas vezes e 3%
raramente.
É de salientar que
apenas 49% dos inquiridos utilizam a Internet há mais de 5 anos e 56% acede à
Internet a partir de casa.
Relativamente ao
tempo, por dia, dedicado à utilização da Internet, 27% dos inquiridos utilizam
a Internet menos de 1 hora por dia, 40% entre 1 e 2 horas e 33% mais de 2
horas.
A maioria utiliza a
Internet com maior frequência à noite, o que corresponde a 64%.
De acordo com as
respostas apuradas relativamente à utilização da Internet, verificamos que mais
de metade das pessoas utiliza a Internet para ouvir música, ler notícias,
consultar o e-mail, aceder às redes sociais e fazer pesquisas. No entanto, efetuar
compras, assistir à TV realizar jogos online ainda não constam da preferência
dos inquiridos. É de enaltecer que apenas 4 pessoas não utilizam a Internet
para consultar o e-mail e 2 para fazer pesquisas de informação.
De um modo geral, os formandos têm
uma utilização muito frequente das redes sociais, sendo que apenas 8% não aderiram
a nenhuma rede social. Mais de metade (52%) tem um perfil no facebook, a
preferida dos inquiridos.
Ao nível das vantagens na utilização
das redes sociais, destacam-se a facilidade de comunicação (38%) e (re)encontro
com velhos amigos (20%).
Quanto às desvantagens, 28%
consideram a possibilidade de roubo de senhas o maior perigo, enquanto que 25%
consideram que o maior perigo reside na utilização das suas fotos para sites
mal-intencionados.
A publicidade na Internet despertou
pouco interesse aos inquiridos (15%), já que 85% não se julgam influenciados
por ela.
Dos internautas inquiridos, 95%
responderam não terem sido vítimas de fraude, o que demonstra consciência por
parte dos utilizadores e revela confiança e segurança no espaço cibernético.
Para consultar os dados e gráficos do inquérito, clique na imagem abaixo
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