Inquérito STC_5


Importância da Internet na sociedade atual


Nas sessões de formação de Sociedade, Tecnologia e Ciência elaboramos um inquérito, com o objetivo de estudar a importância da Internet na sociedade atual, as suas vantagens e desvantagens, o seu impacto e influência na vida das pessoas.
O inquérito foi aplicado a 87 formandos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) da nossa Escola, dos quais 31 frequentam o Ensino Básico e 56 frequentam o Ensino Secundário.
Dos inquiridos, 55% são do género masculino e 45% são do género feminino.
            No universo dos 87 inquiridos, cerca de 4% tem menos de 18 anos, 18% tem entre 18 e 20 anos, 43% tem entre 21 e 30 anos, 17% tem entre 31 e 40 anos e 18% tem mais de 40 anos.
            Dos que utilizam a Internet, 74% utilizam-na com frequência, 23% fazem-no poucas vezes e 3% raramente.
            É de salientar que apenas 49% dos inquiridos utilizam a Internet há mais de 5 anos e 56% acede à Internet a partir de casa.
            Relativamente ao tempo, por dia, dedicado à utilização da Internet, 27% dos inquiridos utilizam a Internet menos de 1 hora por dia, 40% entre 1 e 2 horas e 33% mais de 2 horas.
A maioria utiliza a Internet com maior frequência à noite, o que corresponde a 64%.
            De acordo com as respostas apuradas relativamente à utilização da Internet, verificamos que mais de metade das pessoas utiliza a Internet para ouvir música, ler notícias, consultar o e-mail, aceder às redes sociais e fazer pesquisas. No entanto, efetuar compras, assistir à TV realizar jogos online ainda não constam da preferência dos inquiridos. É de enaltecer que apenas 4 pessoas não utilizam a Internet para consultar o e-mail e 2 para fazer pesquisas de informação.
            De um modo geral, os formandos têm uma utilização muito frequente das redes sociais, sendo que apenas 8% não aderiram a nenhuma rede social. Mais de metade (52%) tem um perfil no facebook, a preferida dos inquiridos.
Ao nível das vantagens na utilização das redes sociais, destacam-se a facilidade de comunicação (38%) e (re)encontro com velhos amigos (20%).
            Quanto às desvantagens, 28% consideram a possibilidade de roubo de senhas o maior perigo, enquanto que 25% consideram que o maior perigo reside na utilização das suas fotos para sites mal-intencionados.
A publicidade na Internet despertou pouco interesse aos inquiridos (15%), já que 85% não se julgam influenciados por ela.
            Dos internautas inquiridos, 95% responderam não terem sido vítimas de fraude, o que demonstra consciência por parte dos utilizadores e revela confiança e segurança no espaço cibernético.

Para consultar os dados e gráficos do inquérito, clique na imagem abaixo

                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário