quinta-feira, 8 de março de 2012

MASS MEDIA - OS BONS OU OS MAUS DA FITA?




Uma das formas de intervirmos, hoje em dia, na sociedade, é através da internet e da interatividade que esta proporciona.
Desta forma, peço que reflita sobre as frases que se seguem e que faça um pequeno comentário sobre as mesmas no blogue.

FRASE 1: “Os mass media de difusão universal puseram nas nuvens o preço da liberdade de expressão: são cada vez mais os opinados, os que têm o direito de ouvir, e cada vez são menos os opinadores, os que têm direito de fazer-se ouvir.” (Eduardo Galeano)
FRASE 2: Os mass media são um meio para chegar à verdade ou um instrumento para esconder a verdade? (Orlando Moreira)

7 comentários:

  1. FRASE 1: A imprensa restringiu a liberdade de expressão apenas para algumas pessoas, ou seja, houve uma diminuição nas pessoas que se expressam, e um aumento naqueles a quem são impostas as opiniões.
    FRASE 2: Dependendo do contexto e da situação em causa, os mass media divulgam informações que, por vezes, indicam a verdade, mas, outras vezes, os mass media necessitam de informação para venderem e, deste modo, “inventam” informações falsas, não olham a meios para atingir os fins.

    ResponderEliminar
  2. FRASE 1: Os mass media e não só, puseram e continuam a pôr nas nuvens o preço da liberdade de expressão. Hoje em dia, dependendo do assunto, quase não podemos nos expressar quanto à nossa opinião. Às vezes é melhor guardar a opinião só para nós. Como bom exemplo disso, vejamos o seguinte caso:
    Há uns anos atrás, um juiz, que gosta pouco de ser criticado, aplicou uma multa de 445€ a cada um dos benfiquistas que lhe escreveu a protestar contra a prisão de Vale e Azevedo. Há gente que nasceu para ser roubada. Mas, ainda assim, sempre gostava de saber a quanto me sairia, na tabela desse magistrado, uma frase deste estilo: «o meritíssimo juiz ficava muito bem a dirigir um Tribunal Plenário».

    FRASE 2: A ideia de que a imprensa, a rádio e o cinema podem influenciar e manipular os indivíduos, vem desde o final dos anos 30, princípios dos anos 40. Podemos observar o caso do regime nazi que recorreu frequentemente a técnicas de propaganda para manipular multidões.
    O Poder político tenta usar os media em proveito próprio, principalmente a imagem: ela vale mil palavras. Mas, em assuntos delicados e comprometedores, ele zela cuidadosamente para que não circule nenhuma imagem. Neste caso, trata-se de uma forma de censura, nem mais nem menos. Os relatos escritos, os testemunhos orais podem ser apresentados dado que nunca irão provocar o mesmo efeito. O peso das palavras não se compara ao choque das imagens. A imagem, quando é forte, apaga o som e o olhar transporta-a até ao ouvido. Deste modo, hoje, existem por aí imagens sob forte vigilância, ou até mesmo, proibidas, que é a maneira mais precisa de segurá-las.
    Algumas das potências mundiais, quando querem fazer alguma coisa sem que a comunicação social fique de olho, usam outras notícias de grande impacto para ocultar as suas ações.

    ResponderEliminar
  3. FRASE 1: De facto, os media acabaram por se tornar formadores de opinião, pois, tudo o que publicam pode influenciar e mudar uma opinão que outrora tínhamos, podendo verificar também o grande peso que tem para as diferentes faixas etárias da sociedade.
    FRASE 2: Os “mass media”, na verdade, são um meio para chegar à verdade dos acontecimentos, embora, também poderá servir de instrumento para esconder as verdades das pessoas. Os media trabalham como fonte de informação que possuímos, mas não tendo conta se esta é real ou não.

    ResponderEliminar
  4. FRASE 1: A liberdade de mercado permite que nós aceitemos os preços que nos são impostos.

    FRASE 2: É um instrumento que usam para seu interesse e tirarem o máximo partido dele, chegando, até, ao ponto de manipulação.

    ResponderEliminar
  5. FRASE 1:
    É caso para dizer que tudo começa e acaba nos mass media. Naturalmente que a comunicação social, e respetiva liberdade de expressão, que hoje temos, constitui um bem inalienável da sociedade contemporânea. Todos a usamos, ouvimos e vemos e até comentamos sem que para tal seja preciso pedir uma licença, mas, até onde ou até quando?! A forte componente política de que é hoje feita a comunicação social, nomeadamente, a pressão que partidos políticos, setores do estado, privados com alto poderio e outros interesses, já mandam e desmandam naquilo que supostamente é a liberdade de expressão. A intimidação está camuflada de várias formas e opinar, ainda que com razão, pode ser o fim de algo ou alguém. Estamos a chegar a um tempo que ser opinador é preciso escolher bem o tema e, se não ferir ninguém, facilmente o preço da liberdade de expressão até é bem barato. Aliás, com sorte, até nos pagam para fazer comentários em horário nobre… mas isso é para muito poucos. Todo aquele que é tocável mais vale fazer parte dos opinados e estar calado, até um dia, claro.

    FRASE 2:
    Naturalmente que os dois casos aplicam-se… contextualmente variam pelo momento e o assunto tratado. Se se tratar de um assunto com cariz político, onde importa esconder, à população, pormenores que possam comprometer algumas individualidades, certamente que usarão os mass media para deturpar a realidade, quais manobras ilusórias de entretenimento que servem para dopar os cidadãos. Servem também os mass media para usar a verdade com o intuito de prejudicar outro semelhante quando os interesses são o alvo a atingir ou a abater.
    Sempre há a possibilidade de os mass media informarem a verdade pela verdade, ou porque fica bem, ou por não haver forma de fugir à mesma. Acredito, contudo, de forma geral, que ainda podemos acreditar nos meios de comunicação social e, notoriamente, vemos bons trabalhos jornalísticos, pesquisas bem elaboradas, informação em tempo real ao vivo e a cores. Ainda é este tipo de trabalho, baseado na verdade, que prende as pessoas ao televisor, rádio ou ao papel de jornal.

    ResponderEliminar
  6. FRASE 1 - Chegamos a um tempo em que os meios de comunicação social tomarão conta de nós; eles entram pelas nossas casas a dentro, impedem-nos o caminho, ocupam-nos a maioria do tempo a fazermo-nos companhia, mais tornamo-nos em opinados, em que temos o direito de ouvir e cada vez menos de se fazer ouvir, Compreender o mundo que nos é oferecido pelos meios de comunicação social é extremamente importante para que continuemos a ser homens individuais, criadores e dotados de uma personalidade própria. Há quem diga que os “media” são utilizados como meio de manipulação… que são eles quem escolhem que tipo de informação iremos receber e que nós, enquanto consumidores, somos influenciados nas nossas escolhas e decisões. Se, antigamente, existia censura, hoje existe liberdade de expressão… mas qual é o balanço que faz dos “media” nos últimos anos? Será que conseguimos tomar decisões próprias ou somos influenciados pela comunicação social?
    FRASE 2 - Podemos concluir que os mass media são um grande bem e um grande mal, provem do uso que as pessoas fazem deles. Geralmente se diz e com frequência diremos aquilo que os «mass media» fazem, não se trata de forças cegas da natureza, fora do controle humano. Pois embora os atos de comunicação com frequência tenham consequências involuntárias, contudo são as pessoas que escolhem usar os mass media para finalidades positivas ou negativas, de modo correto ou incorreto. Ninguém escreve ou reporta o que lhe dá na real gana, muito menos uma perspetival imparcial, mas o que lhe concedem ou encomendam. Na informação ou produto publicitário, em minha opinião, os mass media, são cada vez mais, instrumentos para esconder a verdade do que para chegarmos à verdade.

    ResponderEliminar
  7. FRASE 1 - Os mass media conseguiram o poder da liberdade de expressão, pois os opinadores têm o direito de ouvir e os opinados os que têm o direito de se fazer ouvir.

    FRASE 2 - Na minha opinião, os mass media são um meio para esconder a verdade e vice-versa, porque todos os meios de comunicação só divulgam o que é benéfico para os poderosos.

    ResponderEliminar